IML - Instituto dos Mares da Lusofonia

IML
Almirante Francisco Vidal Abreu

francisco-vidal_abreu.jpg

Almirante Francisco Vidal Abreu

Ingressou na Escola Naval em 1961. Promovido a Guarda-Marinha em 1965. Especializou-se em Electrotecnia. Ao longo da sua carreira exerceu os mais diversos cargos, a bordo e em terra. MSc. em Oceanografia pela Naval Postgraduate School - Monterey, Cal., USA. Serviu no Instituto Hidrográfico onde chefiou três Divisões (Marés, Ondas, e Dinâmica Costeira e Estuarina), dirigiu um projecto NATO de investigação no âmbito do Programa Science for Stability, e exerceu o cargo de Director Técnico-Científico. Frequentou o Naval Command Course no Naval War College - Newport, R.I., USA.

Foi Subchefe do Estado-Maior da Armada, Superintendente dos Serviços de Material e Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada. Terminou a sua carreira naval no exercício do cargo de Chefe do Estado-Maior da Armada. Da sua folha de serviços constam diversos louvores e condecorações de que se destacam: Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, Grã-Cruz da Ordem Militar de Avis, duas Medalhas de Ouro e quatro Medalhas de Prata de Serviços Distintos, Medalhas de Mérito Militar de 1ª e 2ª Classe, Medalha de Cruz Naval de 2ª classe, Grã-Cruz do Mérito Militar com Distintivo Branco do Reino de Espanha e Grande-Oficial da Ordem de Mérito Naval da República Federativa do Brasil.

No âmbito técnico-científico tem trabalhos publicados sobre Marés e Correntes de Maré (de apoio ao Curso de Especialização em Hidrografia) e sobre Energia das Marés (Boletim da Sociedade de Geografia). Mais recentemente tem intervenções publicadas com os títulos A Governança das Zonas Costeiras - O Mar e a sua Importância (Academia de Marinha), O Porto de Lisboa e a Terceira Travessia sobre o Tejo (Revista de Marinha) e O Porto de Lisboa e a Golada do Tejo (Academia de Marinha e Revista de Marinha).

O Almirante Vidal Abreu é sócio efectivo da Sociedade de Geografia e membro emérito da Academia de Marinha.

 

APOIANTES do IV CONGRESSO - 2016