IML - Instituto dos Mares da Lusofonia

IML
Prof. Dr. Armando Marques Guedes

marques_guedes.jpg

Em Maio de 2005, Agregação em Direito, Faculdade de Direito, Universidade Nova de Lisboa (FDUNL); Julho de 1996, Doutoramento em Antropologia Cultural e Social, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), Universidade Nova de Lisboa; Julho de 1980, M.Phil. em Social Anthropology, The London School of Economics and Political Science (LSE), University of London; Junho de 1978, Diplôme em Anthropologie Sociale, École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris; Agosto de 1976, BSc (Honours) em Social Anthropology, The London School of Economics and Political Science (LSE), University of London; Outubro de 1975, Curso de Administração Política, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), Universidade Técnica de Lisboa.

Entre 1972 e 2009, foi Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, recipiente da Mary Scharlieb Studentship da University of London, e bolseiro da École des Hautes Études en Sciences Sociales, da London School of Economics and Political Science, do Museum of Mankind (British Museum), da Fauna Preservation Society, da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, e da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Em 1979 recebeu um prémio da École des Hautes Études en Sciences Sociales, pela melhor tese do ano.

Foi, ainda, Ivor Evans Fellow da University of Cambridge (1979-1982), no Museum of Anthropology and Archeology, bem como Fellow da University of Edinburgh (1979-1981), na Escócia.

É Professor Associado com Agregação, de nomeação definitiva, da Faculdade de Direito, Universidade Nova de Lisboa, desde Maio de 2005, e Membro do Conselho dessa Faculdade; Professor Convidado (1999-2010) Curso de Defesa Nacional (IDN), Instituto de Defesa Nacional, Ministério da Defesa; Professor Convidado (1999-2009) Instituto de Estudos Superiores Militares (IAEM, depois IESM), Ministério da Defesa, e desde 2010 Professor efectivo do mesmo Instituto; Professor Convidado do Instituto de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI), Ministério da Administração Interna (MAI), e aí coordenador científico de uma pós-graduação em Gestão Civil de Crises. Bem como Professor Convidado no Instituto Nacional de Administração (INA), no Ministério da Ciência e Ensino Superior.

É, também, o representante da Faculdade de Direito da Nova junto ao IESM, no quadro da Comissão de Gestão do Protocolo entre as duas instituições, que visa estabelecer um Programa de Doutoramento no Instituto, com início no ano lectivo de 2010-2011.

Em Portugal, tem servido desde 2005 como Presidente da Assembleia Geral, Sociedade Portuguesa de Direito Internacional (SPDI) uma branch da International Law Association (ILA); Vice-Presidente do Conselho Superior do Movimento Europeu, Portugal; primeiro membro do Conselho Directivo e depois Vice-Presidente do Conselho Consultivo do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT); Vice-Presidente da Comissão de Relações Internacionais da Sociedade de Geografia de Lisboa; Vice-Presidente do Instituto for Luso-Árabe para a Cooperação (ILAC), e Presidente da sua Comissão de Relações Externas e Institucionais; Presidente da Comissão de Relações Internacionais e Institucionais, Instituto da Democracia Portuguesa (IDP), e Membro do seu Conselho de Curadores; Membro Fundador do Centro Português de Geopolítica (CPG). É, ainda, Conselheiro Honorífico do Centro de Estudos de Políticas e Estratégias Nacionais (CEPEN), bem como seu representante em Portugal.

Antes disso, foi Presidente do Instituto Diplomático (2005-2008), do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Director de Policy Planning (2006-2008) do mesmo; Professor no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Director do Curso de Política Externa Nacional (2006-2008); Conselheiro Cultural (1985-1989) da Embaixada Portuguesa em Luanda, Angola. Professor nos Departamentos de História e Teoria das Ideias (1999-2000), Ciência Política e Relações Internacionais (1997-1999) e Antropologia (1989-1999), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL), onde foi Presidente do Instituto Oriental (1994-1997); Professor Convidado, Faculdade de Direito, Universidade Nova de Lisboa (FDUNL) e Membro do seu Conselho Directivo (1999-2005).

No estrangeiro tem sido membro de uma dezena de think-tanks e sociedades científicas, e com alguma regularidade, tem realizado Consultadorias em meia dúzia de Estados e organismos internacionais, na Europa e em África.

É ainda membro do Conselho Editorial de seis publicações académicas periódicas, em Portugal e no estrangeiro, presidindo também aos Conselhos Editoriais de três colecções universitárias de livros.

Levou a cabo trabalho de campo nas Filipinas (1979-1982), em Cabo Verde (2000), S. Tomé e Príncipe (2001), Angola (2002 e 2003) e Timor-Leste (2009 e 2010).

Proferiu Conferências e palestras e/ou organizou Cursos em vários países: Alemanha, Algéria, Angola, Áustria, Bélgica, Brasil, Bulgária, Cabo Verde, Canadá, China, Chipre, Croácia, Egipto, Eslovénia, Espanha, Filipinas, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Lituânia, Macedónia, Marrocos, Moçambique, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia, Rússia, Sérvia, S. Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Turquia, Ucrânia, Uruguai e Estados Unidos da América.

Tem obra publicada em onze destes países.

É autor de mais de setenta artigos e de catorze livros sobre Ciência Política, Segurança e Defesa, Segurança Interna, Relações Internacionais, História da Diplomacia e da Política Internacional, Direito e Sociedade, Sistemas Jurídicos Africanos, e Antropologia Jurídica.

 

APOIANTES do IV CONGRESSO - 2016