IML - Instituto dos Mares da Lusofonia

IML
Dr. José Poças Esteves

jpoasesteves_saer.jpg

Nascido em 1953.

Licenciado em Finanças pelo Instituto Superior de Economia de Lisboa, actual ISEG (1976).

Master Class em Strategic Change, Universidade de Oxford - Templeton College.

Master Class em e-Business Strategy, London Business School.

Revisor Oficial de Contas.

Membro da Ordem dos Economistas.

Sócio Honorário do Fórum ECR (Efficient Consumer Response) Portugal.

Durante cerca de 24 anos (1978-2002) fez carreira internacional na empresa de auditoria e consultoria Coopers&Lybrand, depois PricewaterhouseCoopers.

Como auditor e partner dos Serviços de Auditoria da Coopers&Lybrand Portugal (1978-1986), foi Auditor e Revisor Oficial de Contas responsável por diversas empresas de referência nacional e internacional e o responsável pela constituição e arranque da Coopers&Lybrand Mozambique.

Como Managing Partner  responsável pelos Serviços de Consultoria da Coopers&Lybrand Portugal (1987-1998), foi o principal responsável pelo lançamento e pela gestão, em Portugal, Angola e Moçambique, de todos os serviços de Consultoria em Gestão, com responsabilidades técnicas principais nas áreas de Transformação Empresarial, nomeadamente Estratégia e Marketing, Finanças e Avaliação de Empresas, Fusões e Aquisições, Reengenharia e Produtividade, Qualidade e Gestão da Mudança.

Tendo sido Managing Partner responsável pelos Serviços de Estratégia e Mudança e pelas Áreas de Negócio de Indústria e Comércio na PricewaterhouseCoopers Portugal (1998-2002), foi membro do Management Board internacional responsável pelo EMEA - Cluster Mediterrânico (Europa, Médio- Oriente e África).

Actualmente é Sócio-Gerente da SaeR - Sociedade de Avaliação Estratégica e Risco, Lda, empresa fundada e liderada pelo Prof. Ernâni Rodrigues Lopes, actuando nas áreas de consultoria em Geopolítica, Prospectiva, Estratégia e Competitividade. Tem sido um dos principais responsáveis por estudos e aconselhamento em estratégia e políticas de actuação para sectores económicos e empresas, nacionais e internacionais, bem como para regiões e cidades, aconselhando  no seu posicionamento estratégico e  planos de desenvolvimento e acções, no quadro da globalização competititiva e dos novos modelos de relacionamento económico internacional.

De entre vários outros projectos recentes, foi um dos principais responsáveis pelo estudo "Reinventando o Turismo em Portugal-Estratégia de Desenvolvimento do Turismo Português no I Quartel do Séc. XXI", o estudo "O Hypercluster da Economia do Mar-Um Domínio de Potencial Estratégico para o Desenvolvimento da Economia Portuguesa" e ainda, entre outros,  um conjunto de estudos, também coordenados pelo Prof. Ernâni Lopes, sobre domínios estratégicos da Economia Portuguesa, elaborados para o semanário Sol sob o âmbito "Portugal: Desafios nos Alvores do Sec.XXI".

É também responsável, como Vice-Presidente Executivo, da Companhia Portuguesa de Rating, SA (CPR).

 

APOIANTES do IV CONGRESSO - 2016