IML - Instituto dos Mares da Lusofonia

IML
Almirante Nuno Vieira Matias

alm__matias.jpg

Natural de Porto de Mós, terminou a licenciatura na Escola Naval em 1961 e foi voluntário para embarcar na fragata Vasco da Gama, em que fez comissão em Angola de 1961 a 1963.

Especializou-se em Artilharia e também em Fuzileiro Especial.

Combateu na Guiné, como Comandante do Destacamento N.º 13 de Fuzileiros Especiais, de 1968 a 1970.

Desempenhou depois, sucessivamente, as funções de professor da Escola Naval e de Director do Laboratório de Explosivos, Comandante da Força de Fuzileiros do Continente, Capitão dos portos de Portimão e de Lagos, Comandante do N.R.P. "João Belo", Chefe de Divisão do Estado-Maior da Armada e professor do I.S. Naval de Guerra.

Além da formação em escolas nacionais, frequentou, ao longo da carreira, em países NATO, uma dezena de cursos, entre os quais o Naval Command College, nos EUA, no ano lectivo 1988/89.

Nos postos de almirante, foi Subchefe do Estado-Maior da Armada, Superintendente dos Serviços do Material, Comandante Naval e Commander-in-Chief Iberian Atlantic Área, terminando a carreira no cargo máximo de Chefe do Estado-Maior da Armada (1997-2002).

Foi agraciado com 16 condecorações nacionais, incluindo a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, e 10 estrangeiras, do Brasil, Espanha, Estados Unidos da América, França e Itália.

Depois de desligado do serviço activo, foi membro da Comissão Estratégica dos Oceanos e do European Security Research Advisory Board da União Europeia.

É Presidente da Academia de Marinha, Vice-presidente da Direcção da Sociedade de Geografia de Lisboa, membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, membro de mérito da Academia Portuguesa da História e do Conselho de Honra do ISCP, Presidente do Conselho Supremo da Liga dos Combatentes, vogal do Conselho das Ordens Honoríficas Portuguesas e membro do Conselho Nacional de Educação. É professor convidado do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa e autor de diversos trabalhos e artigos sobre estratégia marítima, segurança nacional e economia do mar.

 

APOIANTES do IV CONGRESSO - 2016