IML - Instituto dos Mares da Lusofonia

IML
Vice-Almirante Victor Lopo Cajarabille
lopo-cajarabille.jpg

Licenciou-se em Ciências Militares Navais pela Escola Naval em 1968, tendo frequentado vários cursos complementares em Portugal e nos EUA, nomeadamente no Naval War College, em Newport, Rhode  Island e na Naval Postgraduate School, em Monterey, Califórnia.

Foi comandante da Lancha de Fiscalização "Arcturus", na Guiné-Bissau e do patrulha "Mandovi", em Angola. Prestou serviço a bordo das fragatas "Pero Escobar", "Alm. Pereira da Silva" e "Alm. Magalhães Corrêa", como chefe do serviço de armas submarinas, tendo tomado parte em numerosos exercícios NATO e nacionais.

Na década de 80 serviu como professor de Ciências Sócio-Militares na Escola Naval e como adjunto na Divisão de Pessoal e Organização do Estado-Maior da Armada. Em 1989 foi designado ajudante de campo do Chefe do Estado-Maior da Armada. Com início no verão de 1992 e durante três anos, prestou serviço no SACLANT HQ, Norfolk, Virgínia, USA, como "staff officer" na divisão de exercícios daquele comando NATO.

Depois, desempenhou sucessivamente as funções de Director de Instrução da Escola Naval, Chefe da Divisão de Planeamento do Estado-Maior da Armada e professor e coordenador da área de ensino de estratégia no Instituto Superior Naval de Guerra e Subchefe do Estado-Maior da Armada.

Após a sua promoção a Vice-Almirante foi nomeado Superintendente dos Serviços do Material e posteriormente Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada, cargo que desempenhou até fins de Maio de 2007.

Já na situação de reserva, na efectividade do serviço, assumiu a presidência do Grupo de Estudos e Reflexão Estratégica (GERE) e leccionou disciplinas no âmbito da estratégia como Professor Catedrático Convidado no ISCSP - Universidade Técnica de Lisboa. Por motivo da sua passagem à reforma, cessou muito recentemente ambos os cargos, iniciando funções como docente convidado do Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, em Aveiro.

Tem publicado numerosos artigos sobre temas de estratégia marítima e naval e assuntos relacionados, É membro da Academia de Marinha, conferencista convidado do Instituto de Estudo Superiores Militares e participa regularmente em seminários internacionais sobre poder naval.

O Vice-Almirante Lopo Cajarabille possui o Grau de Cavaleiro da Ordem Militar de Aviz, uma medalha de Serviços Distintos (ouro), seis medalhas de Serviços Distintos (prata), duas de Mérito Militar, a medalha de Comportamento Exemplar (ouro), duas medalhas comemorativas das Campanhas das Forças Armadas (Guiné e Angola) e a Grã Cruz de Mérito Naval de Espanha com distintivo branco.

 

APOIANTES do IV CONGRESSO - 2016