IML - Instituto dos Mares da Lusofonia

IML
Dr. Tiago Pitta e Cunha
pitta_cunha.jpg

Nasceu em Lisboa em Março de 1967.
Licenciado na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (1990) e LL.M. (Legis Magister) em Direito Europeu e Internacional da London School of Economics and Political Science (1994).
Assessor do Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas de 1995 a 1996.
Delegado à Assembleia Geral das Nações Unidas em 1998 e Conselheiro na Missão Permanente de Portugal junto das Nações Unidas (de 1999 a 2002).
Representante de Portugal e dos demais Estados Membros da EU, nas Nações Unidas, para os assuntos marítimos, durante as Presidências portuguesa e francesa da União em 2000.
Representante de Portugal na Convenção do Direito do Mar das Nações Unidas; na Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos, e no Processo Consultivo Informal das Nações Unidas sobre Oceanos e Direito do Mar.
Coordenador da Comissão Estratégica dos Oceanos, um grupo de trabalho de alto-nível, nomeado pelo primeiro Ministro, encarregue de redigir uma política nacional para os oceanos (Junho 2003 a Outubro 2004).
Membro do Gabinete do Comissário Europeu para os Assuntos Marítimos e coordenador da nova Política Marítima Integrada da União Europeia (Novembro de 2004 a Fevereiro de 2010).
É actualmente Consultor do Senhor Presidente da República para os assuntos do mar.

 

APOIANTES do IV CONGRESSO - 2016