IML - Instituto dos Mares da Lusofonia

IML
Engº Carlos Alves
carlos_alves.jpg

O Engº Carlos Alves nasceu em Lisboa em  Set 1950.

Em 1955 foi para Angola  onde  em 1973 se formou em Engenharia de Minas na Universidade de Luanda.

Até 1975 trabalhou como  assistente nessa mesma Universidade.

De finais de 1975 a Dezembro de 1977 frequentou a Colorado School of Mines, nos Estados Unidos, onde obteve um Master of Science em GeoMecânica.

Regressou a Angola em 1978,  começando a trabalhar  como Engº de Petróleos na Fina Petróleos de Angola, filial do grupo belga Petrofina. Em 1983 a Petrofina colocou-o  em Ekofisk, no Mar do Norte, a trabalhar sob as ordens da Philips Petroleum Company. Durante esse tempo foi responsável por uma equipa de engenheiros de perfuração e "workovers".

Em 1986 regressou á Fina Petróleos de Angola como Sub-Director de Sondagem onde permaneceu até 1989. Nessa altura deixou Angola  e foi trabalhar  na Zairep, filial da Petrofina,   no antigo Zaire, na qualidade de  Director Técnico.

No inicio de 1991 foi colocado em Milão, Itália, como Director Técnico  da actividade de Exploração e Produção da Fina Italiana.

Em meados de 1995 regressou a Angola como Director Geral da Fina Petróleos de Angola onde permaneceu até ao final de 2000, altura em que  a Petrofina foi absorvida pelos grupos franceses  Total e Elf.

Em Janeiro de  2001 juntou-se á Galpenergia, onde continua até á data, exercendo as funções de  Responsável por toda a actividade de Exploração e Produção.

 

APOIANTES do IV CONGRESSO - 2016