IML - Instituto dos Mares da Lusofonia

IML
Eng. José Carlos Laurindo de Farias
jose_farias.jpg

Nasceu no Estado de Alagoas no Brasil, em abril de 1956 onde viveu até os 15 anos de idade.

Graduou-se em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Pernambuco em 1979.

Iniciou sua carreira na Petrobras em 1980.

Concluiu o curso de especialização em Engenharia de Petróleo em 1981.

Concluiu o curso de Engenharia de Segurança em 1998, pela Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Em 2004 concluiu o MBA em propaganda e Marketing pela Escola de Propaganda e Marketing.

Na Petrobras

Iniciou em sua vida laboral como engenheiro fiscal das operações com sondas de produção de petróleo na área terrestre no de 1981.

Depois gerenciou as áreas de atividade de SONDA de Produção de Petróleo e a própria atividade de Produção de Petróleo na área terrestre, por quase 18 anos.

No final dos anos 90 passou a atuar na área marítima no sudeste do Brasil, gerenciando plataformas de Petróleo na área "offshore".

Já em 2003 foi designado para Dirigir a Empresa de Distribuição de Gás do Estado da Bahia, no Nordeste do Brasil, onde ficou até o início de 2006.

A Partir de 2006 assumiu a Gerência de SMS-Segurança , Meio Ambiente e Saúde da área de Exploração e Produção da Petrobras para todo o Brasil.

Essa Gerência de SMS é responsável pelo Planos de Emergência para Vazamentos de Óleo, connhecido pela Autoridade Brasileira como PEVO.

Fora da Petrobras

Representa a Petrobras no Comitê Diretivo da OGP, International Association Oil & Gas Producers", com sede em Londres

Representa a Petrobras na ARPEL, "Associacion Regional de Empresas de Petroleo y gas Natural en Latinoamerica y el Caribe", com sede em Montevideu. Na Arpel foi Presidente do Comitê de E&P e atualmente é um dos Vices Presidentes do Comitê de Exploração & Produção.

Atualmente  coordena o processo de Licenciamento Ambiental junto ao Governo Brasileiro e seus Ministérios, Minas e Energia, e Meio Ambiente.

 

APOIANTES do IV CONGRESSO - 2016