IML - Instituto dos Mares da Lusofonia

IML
Navio da Marinha portuguesa ajuda autoridades de S. Tomé e Príncipe na detecção de navio em infracção

navio stome

O navio patrulha “Zaire”, da Marinha portuguesa, em missão de capacitação da Guarda Costeira de S. Tomé e Príncipe participou nos últimos dois dias numa missão de fiscalização marítima conjunta com a Guarda Costeira e com a Direção das Pescas deste país.

Entres os dias 9 e 10 de janeiro foi realizada uma acção de vistoria, a cerca de 50 milhas náuticas a Este da cidade de São Tomé, ao navio “Nata 2”, com bandeira de Namíbia e Armador de Taiwan, numa operação que durou cerca de 20 horas.

O responsável técnico em matéria de fiscalização da pesca, um inspector da Direcção das Pescas, foi projectado para o navio namibiano, de 55 metros de comprimento e três metros e meio de calado, com uma guarnição de 28 tripulantes, a partir do navio patrulha da marinha portuguesa.

Para garantir a segurança durante toda a operação, foi igualmente projectada uma equipa de Fuzileiros Navais de São Tomé e Príncipe, formada para este efeito por Fuzileiros da Marinha portuguesa, ao abrigo do projecto “Zaire”. A acção foi observada a bordo por dois militares da Marinha portuguesa.

No decurso da vistoria, o inspector da Direcção das Pescas detectou a existência de pescado transformado a bordo, nomeadamente tubarão eviscerado e descabeçado.

Para além disso, este navio não arvorava a bandeira do seu país de pavilhão e não comunicou às autoridades santomenses a entrada na sua Zona Económica Exclusiva, conforme previsto na lei.

Continuar...
 
Novo livro sobre os submarinos portugueses

convite submarinos 4edic-red

 
Candidaturas a nova pós-graduação em Ciências, Gestão e Adminitração do Mar

NOVA EDIÇÃO– CANDIDATURAS ABERTAS

PÓS-GRADUAÇÃO CIÊNCIAS, GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO DO MAR

SEA SCIENCE AND BUSINESS ADMINISTRATION

Uma iniciativa conjunta da UCP - Universidade Católica Portuguesa (Católica Lisbon School of Business and Economics, Instituto de Estudos Políticos e Faculdade de Direito) e FCUL - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

A UCP e a FCUL, conscientes dos novos desafios que a economia azul coloca, na sequência da iniciativa Mare StartUp e atendendo à receptividade da 1ª Edição, convidam-no a aderir a esta 2ª Edição cujas candidaturas, se encontram abertas até ao dia 25 de Janeiro de 2019.

As aulas funcionarão em regime pós-laboral Sextas-Feiras e Sábados das 17h às 21h e das 9h às 13h respetivamente, repartidas por quatro Módulos:

Módulo I - Direito e Politicas públicas do Oceano (28 horas).

Módulo II - Ciências do Mar (60 horas)

Módulo III - Economia e Gestão para projectos ligados ao Mar (30 horas).

Módulo IV – Projecto de Empreendedorismo (12 horas).

Informação detalhada sobre a Pós-Graduação, incluindo conteúdo de cada unidade curricular e nota biográfica dos docentes podem ser consultadas na página da Mare StartUp em

http://mare-startup.pt/pt/areas-de-atuacao/formacao/pos-graduacao

ou em http://iep.lisboa.ucp.pt/pt-pt/pos-graduacao-em-sea-science-and-business-administration

Para mais informações contacte: Dr. Rafael Dias

Telefone: + 351 217 214 129

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 Seguinte > Final >>


APOIANTES do IV CONGRESSO - 2016

 

 

"...desenvolverá um conjunto de iniciativas e actividades - seminários e conferências relativas ao Mar e à Lusofonia..."


O Instituto dos Mares da Lusofonia tem por missão estimular e intensificar a forma como os Países Lusófonos se posicionam individualmente e interagem entre si nas questões relacionadas com os oceanos.

Esta iniciativa visa contribuir para o alargamento e para a disseminação dos conhecimentos científicos relativos ao uso dos espaços marítimos, bem como encontrar áreas comuns de cooperação, que potenciem o desenvolvimento das economias do mar nos diversos países de expressão portuguesa, procurando, desta forma, ir também ao encontro do espírito e objectivos definidos pela Comunidade de Países de Língua Portuguesa - CPLP.