IML - Instituto dos Mares da Lusofonia

IML
Nova Associação Fórum Oceano - Associação da Economia do Mar

nogueira leite

Concluiu-se, no passado dia 23 de Julho, com a realização da Assembleia Geral da Oceano XXI – Associação para o Conhecimento e Economia do Mar, o processo de fusão com a Associação Fórum Empresarial da Economia do Mar (FEEM), dando origem à novel Associação Fórum Oceano — Associação da Economia do Mar.

Nessa mesma data decorreu também o processo de eleição dos novos órgãos sociais para completar o corrente mandato de 2013/2016. Como Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Fórum Oceano foi eleito Bruno Bobone (Pinto Basto SGPS, S.A.), para a Direcção foram eleitos António Nogueira Leite (na foto) (Chapel 15 Advisors, Lda) e Frederico Spranger (LISNAVE – Estaleiros Navais, S.A.), respectivamente, Presidente e Vice-Presidente e, para Presidente do Conselho Fiscal foi eleito Manuel Tarré (Gelpeixe, Alimentos Congelados S.A.).

Com esta fusão emerge um conjunto de vantagens para os associados e para a Economia do Mar em geral, nomeadamente as que decorrem do aumento de escala e de cobertura geográfica, do aumento de sinergias no funcionamento da organização e nos processo dos grupos de trabalho e da rede, a maior facilidade para os associados no acesso aos instrumentos financeiros do programa Portugal 2020, e o reforço da capacidade institucional e a melhoria dos serviços.

Ribau Esteves, o líder autárquico aveirense, admite que a fusão da Associação Oceano XXI com o Fórum Empresarial da Economia Mar será uma realidade muito positiva. O autarca, que liderava  a Associação que dirigia o Cluster do Mar, espera ver os industriais do sector privado ... a assumirem um papel de relevo no futuro da instituição. Continua referindo ...espero que 2015 seja um ano histórico. A nossa pequenez territorial mas com um mar imenso, de facto, não nos deve permitir divisionismo marítimo. A fusão é importante para permitir um grande crescimento e para que haja obra com crescimento económico de relevo

 

APOIANTES do IV CONGRESSO - 2016

 

 

"...desenvolverá um conjunto de iniciativas e actividades - seminários e conferências relativas ao Mar e à Lusofonia..."


O Instituto dos Mares da Lusofonia tem por missão estimular e intensificar a forma como os Países Lusófonos se posicionam individualmente e interagem entre si nas questões relacionadas com os oceanos.

Esta iniciativa visa contribuir para o alargamento e para a disseminação dos conhecimentos científicos relativos ao uso dos espaços marítimos, bem como encontrar áreas comuns de cooperação, que potenciem o desenvolvimento das economias do mar nos diversos países de expressão portuguesa, procurando, desta forma, ir também ao encontro do espírito e objectivos definidos pela Comunidade de Países de Língua Portuguesa - CPLP.